10 curiosidades da pizza

A pizza é um alimento que vem conquistando o mundo desde os tempos antigos. Há quem diga que a sua origem é questionável. Ainda assim, existem relatos que ela pode ter surgido bem antes de Cristo e não no século XVI, na Itália.

Veja a seguir 10 curiosidades sobre a pizza que provavelmente você não sabia.

Onde surgiu?

A pizza que comemos hoje com molho de tomate, queijo e outros recheios teve origem em Nápoles, na Itália, por volta de 1.520.

Bem antes disso, no entanto, há relatos que no século 6 a.C. soldados assavam um pão achatado em seus escudos.

Essa pode ser possivelmente a mais antiga menção sobre o surgimento da pizza.

Primeira pizzaria do mundo

Se a origem da pizza ainda é motivo de dúvida para muitos, o surgimento da primeira pizzaria do mundo está documentado. A Antica Pizzeria Port’Alba em Nápoles, na Itália, é a primeira pizzaria do mundo. A casa foi fundada em 1830 e funciona até hoje.

Antes não tinha tomate

A massa da pizza com o molho de tomate parece ser a combinação perfeita, mas o tomate nem sempre foi ingrediente essencial das pizzas no passado. Ele passou a ser usado como complemento da massa no século XVI, quando o tomate se popularizou no continente europeu.

Cardápio nosso de cada dia

Pode parecer estranho, mas durante o século XIX, a pizza era na Itália a base da alimentação das pessoas.  Por lá, a pizza estava presente no café da manhã, almoço e jantar.

Focaccia a precursora da pizza

A focaccia é um dos mais antigos e populares pães italianos.  Há quem diga que a verdadeira pizza italiana foi uma tentativa de adaptação da focaccia. A verdade é que desde o surgimento da pizza, o prato passou por diversas transformações. Já a receita da focaccia permanece inalterada.

Campeonato de pizza

Você já ouviu falar no World Championship Pizza? É um campeonato que elege os melhores pizzaiolos e padeiros do mundo.

Existe, inclusive, um hall da fama onde os melhores de diferentes categorias ganham destaque.

Reconhecimento nacional

Em 2009, a União Europeia reconheceu que Nápoles é realmente o berço da versão mais moderna da pizza. A discussão pôs fim a uma batalha que já durava mais de quatro séculos. É de Nápoles também a origem da pizza napolitana, que tem como ingredientes apenas tomates e mozarela de búfala.

Pizza de margherita

A famosa pizza de margherita foi criada pelo também famoso pizzaiolo Raffaele Esposito – considerado o pai da pizza moderna. No final do século XIX, Esposito foi incumbido de criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita de Sabóia e o rei Umberto I. Uma de suas pizzas foi inspirada nas cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha) – a de margherita. O verde é representado pelo manjericão, o banco pelo queijo e o vermelho pelo tomate.   É óbvio que sua invenção foi um sucesso!

Comida plebeia

A pizza é uma comida democrática, pois  agrada os mais diversos tipos de paladares, principalmente porque a variedade de recheios é infinita   Durante centenas de anos, na Itália, os nobres torciam o nariz para a pizza, uma vez que ela era um prato muito consumido pelos plebeus. Somente no final do século XIX, com a ajuda do pizzaiolo Raffaele Esposito, ela ganhou o reconhecimento que tanto merecia. 

Musa inspiradora

Massa lisa, rodada, temperada com azeite, ervas e mel e cozida na pedra“.

É esse o relado escrito pelo historiador romano Marcus Porcius Cato no século 3 a.C. – a menção pode ser uma breve descrição de como era a pizza naquela época.

No século 1 a.C., o poeta romano Virgílio descreveu em um de seus famosos poemas “Eneida” sobre círculos em forma de pão que muito pareciam com uma pizza.

Fonte: Exame

Compartilhe essa matéria com seus amigos!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Outras matérias recomendadas para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *